CINEMA COMENTADO

ANIMAÇÕES E O CINEMA DA PERIFERIA
NESTE FIM DE SEMANA
EM MONTES CLAROS:

No sábado, dia 21/08, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam uma sessão dupla da mostra Felco (Festival Latino Americano da Classe Obrera de Cinema e Vídeo). Em parceira com o Cineclube Movimenta.art, serão exibidos ANIMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS e o documentário BUSCANDO A ALLENDE (2008).

Dirigido por Sávio Leite, TERRA (2008) é um desenho animado sobre “coisas ordinárias que acontecem com pessoas extraordinárias”. Criado a partir de um texto do escritor Sérgio Fantini, e narrado por Paulo César Pereio, o curta adota uma narrativa underground e um trilha sonora marcante que conquistam o espectador.

Para Leite, “TERRA faz considerações sobre comportamentos e atitudes individuais, bastante pertinentes, em um ritmo continuo, sem pausas, "coreografados" por seqüências de desenhos a lápis de forma a criar uma sensação de um caderno de desenhos sobre desenhos como um processo que se pretende eterno”. REFLETINDO (2009), de Thiago Herbert Campos, é uma animação que, ancorada em traços aparentemente simples e ingênuos, discute temas incômodos: “as coisas ruins não podem ser ignoradas por todos nós”, conclui o diretor.

BUSCANDO A ALLENDE (2008), dirigido por Carlos Pronzato, estrutura-se, aparentemente, numa questão bem simples: Salvador Allende nasceu em Santiago ou em Valparaíso? A partir desta controvérsia, começa a pesquisa sobre um dos presidentes latino-americanos mais presente na memória popular do continente. A busca se dá não apenas para tentar descobrir a sua cidade natal, mas principalmente abordar as dificuldades de Allende para levar adiante o seu projeto político de transformação social e das causas da trágica queda da "via chilena ao socialismo", no dia 11 de setembro de 1973.

O sucesso eleitoral da Unidade Popular no contexto guerrilheiro dos anos 1970 adquire dimensões de um enigma político para os Estados Unidos que decidem, sem maiores considerações, esmagar este novo modelo político que se opõe aos seus interesses econômicos. E para desvendar as incógnitas do documentário, relatam sua experiência ex-ministros, funcionários e militantes da UP (Unidade Popular), amigos íntimos de Allende, jornalistas, investigadores e militantes de movimentos sociais.

Classificação indicativa da programação: 14 anos.

O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.

Realizadores da periferia mostram o seu cinema

No domingo, dia 22/08, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o Cineclube Movimenta.art, apresentam CINEMA DE QUEBRADA (2008), documentário de Rose Satiko, em que jovens moradores da periferia de São Paulo apresentam o cinema como meio de expressão e de reflexão. Nas quebradas, fazem e exibem vídeos, questionando as representações midiáticas da periferia e construindo novas imagens a partir de suas experiências.

O filme é resultado de uma pesquisa realizada pela antropóloga Rose Satiko Gitirana Hikiji, desde 2004. Acompanhando festivais de cinema, como o Festival Internacional do Curta-Metragem em São Paulo (e a mostra Formação do Olhar), oficinas de vídeo (entre elas, aquelas promovidas pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual), e o trabalho de jovens realizadores em suas próprias comunidades, a pesquisadora teve acesso a um universo de produções e questionamentos que tem como objeto ora a própria periferia e suas representações (nem sempre consideradas representativas pelos seus moradores), ora o mundo, olhado a partir das lentes de quem vive "do outro lado da ponte". Os realizadores e exibidores “de quebrada” trazem, em suas falas e filmes, a força de uma reflexão inédita, na qual o cinema é meio de relação e de transformação.

Completando a programação, DESEDUCADOS (reapresentado especialmente neste domingo, pois não pode ser exibido no sábado, dia 14/08), que mostra a “Revolución Pingüino” dos estudantes secundaristas do Chile, em 2006. Essa “revolução” foi a luta pela educação participativa com mais investimentos públicos nas escolas com a mobilização de professores, estudantes e pesquisadores contra a privatização do ensino público no país. DESEDUCADOS registra a tomada de colégios, as jornadas de protestos, as petições de reclamações e as negociações com o governo chileno sempre destacando o papel dos estudantes como protagonistas de sua história. Classificação indicativa da programação: 14 anos.

O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube, o Cineclube Movimenta.art e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA FELCO:

28/08 – “Granito de Arena” & “Gorutubas”.

29/08 – “À Margem do Lixo” (2008), dir: Evaldo Mocarzel.

"O niilista ativo não se contenta em assistir a desagregação. Ele denuncia as causas da desagregação, acelerando o processo. A sabotagem é uma resposta natural ao caos reinante no mundo. O niilismo ativo é pré-revolucionário; o niilismo passivo, contra-revolucionário. E a maioria das pessoas oscila tragicomicamente entre os dois. Como aquele soldado do Exército Vermelho, que nunca atacava sem gritar "viva o czar!". Mas as circunstâncias acabam inevitavelmente traçando uma fronteira. E as pessoas subitamente se encontram, sem retorno, de um lado ou de outro das barricadas".
(Raoul Vaneigen. A arte de viver para as novas gerações: a recusa inconsequente. ed. Baderna, p.189)

Nenhum comentário: