Sindicato de professores do Rio Grande do Sul repudia matéria da revista Veja sobre educação
Diante da reportagem de capa da Revista Veja “Prontos para o Século XIX” (20 de agosto), o Sindicato dos Professores da Iniciativa Privada do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) divulgou uma nota de repúdio à reportagem. Segundo o Sinpro, a matéria foi ofensiva “à dignidade não apenas dos professores citados, mas de todos os docentes, em especial os do ensino privado”.
“A reportagem inacreditavelmente alega que o problema da educação brasileira (definida como “péssima”, “medíocre”) está no engajamento dos professores em prol da cidadania. Todos sabemos que os problemas da educação brasileira têm origens bem mais complexas. O que a referida reportagem ignora é que a promoção da cidadania pela escola além de compromisso legal é um direito da população”, afirma a nota do Sinpro.
O sindicato se solidariza também com o professor Paulo Fioravanti, do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, citado na matéria. De acordo com a nota, a Veja descontextualizou situações de sala de aula, o que causou danos às imagens públicas e profissionais dos professores mencionados.
“A mesma liberdade defendida pelo Sinpro/RS para o exercício da docência é a que defendemos para a livre manifestação da Imprensa, desde que esta não se preste a desmoralizar e ofender pessoas ou categorias profissionais como foi o caso da matéria em questão. Para o Sinpro/RS, a liberdade de expressão pressupõe responsabilidade e ética”, conclui a nota do sindicato.
Acesse o texto completo em nossa página.
http://www.piratininga.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário