
Para quem vai ficar em BH no feriado de semana santa existe um ótimo programa cultural e educativo!
De 8 a 12 de abril, acontece no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, a 4ª edição do FELCO – Festival Latino Americano da Classe Obrera que tem proposta voltada para as produções cinematográficas de cunho social e artístico. Neste ano, o festival apresentará a Mostra Memórias do Subdesenvolvimento, que abre espaços para realizadores contemporâneos, cinema militante e vídeo-ativismo. Os filmes promovem a união entre os países da América Latina, integrando-os em um só continente: latino, indígena, negro e tropical. As temáticas falam sobre os movimentos sociais; as lutas e a realidade da classe trabalhadora de nossa América Latina; o reconhecimento dos povos através de movimentos urbanos; cultura popular; luta agrária e camponesa; movimento negro; e outros.
Durante cinco dias o público poderá conferir em BH as produções realizadas em várias partes da América Latina, não só produções atuais como também das décadas de 60 e 70. Grandes nomes do cinema latino marcam presença na mostra Cine Militante como Fernando Birri, Raymundo Glayzer, Maurice Capovilla, entre outros. Como exemplo das produções contemporâneas, o Festival traz novamente a obra do cineasta Carlos Pronzato, que este ano lança o livro Poemas Sem Terra, sobre sua experiência nos acampamentos do MST. Este ano o FELCO promove oficinas, show, debates e mostras itinerantes, sendo realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Sessão homenagem:
Um grande ícone da produção realizada na década de 70 é, sem dúvida, o filme Los Traidores, com direção de Raymundo Gleyzer, cineasta desaparecido em 1976 em plena ditadura argentina. O filme é baseado em um conto de Victor Proncet, artista falecido recentemente em Buenos Aires, pai do cineasta Carlos Pronzato, que irá debater o filme e a trajetória do grupo Cine La Base com o público logo após a sessão – Dia 9/04 (quinta-feira), às 19h.
A programação completa está no site www.redefelcominas.ning.com
Exibições e debates com entrada gratuita.
O Festival
A primeira edição do Festival Latinoamericano da Classe Obrera foi realizada em 2004, na Argentina, por iniciativa do grupo Ojo Obrero de estudantes e militantes do Partido Obrero. Desde então é realizado com o objetivo de levar informação e cultura ao encontro do público.
O evento tem, dentre outros objetivos, fomentar o debate em torno da produção audiovisual da América Latina, com vistas na luta pela sobrevivência das comunidades. A Rede FELCO Minas (formada por vários coletivos, representantes de movimentos sociais e indivíduos) se compromete a levar tais objetivos adiante, estimulando o debate e também o pensamento crítico acerca do cinema.
Mostras Itinerantes
Outra característica do evento são as mostras itinerantes que ocorrem ao longo do ano, que costumam acontecer em espaços alternativos de exibição e locais que abrigam os movimentos sociais existentes da capital. Em 2009, estão previstas mostras nos seguintes locais:
Casa do Movimento Popular – Contagem
Data: 27 e 28 de março – Exibição da Mostra Video-ativismo e Realizadores Contemporâneos.
Espaço Ystilingue (Edifício Maleta)Data: 16 e 17 de abril - Exibição da Mostra Video-ativismo e Cinema Militante
Centro Cultural da UFMG
Data: 23 a 26 de abril – Exibição da Mostra Video-ativismo e Realizadores Contemporâneos.
Faculdade de Educação - FAE
Data: ainda a ser divulgada – Exibição da Mostra Cinema Militante e Realizadores Contemporâneos.
Escola Popular Orocílio Martins GonçalvesData: 7 e 8 de maio – Exibição da Mostra Cinema Militante e Realizadores Contemporâneos.
Oficinas
Em 2009, o FELCO traz para BH oficinas gratuitas de aperfeiçoamento e fruição cultural, voltadas para realizadores interessados e ao público em geral. Serão ofertadas quatro oficinas independentes cujas atividades conjugadas comporão o processo criativo de um vídeo, sendo uma oficina de comunicação de resistência, uma de ritmos populares, outra de cenas curtas e outra de ações colaborativas em tecnologias livres. Outras informações em www.redefelcominas.ning.com As inscrições para as oficinas devem ser feitas enviando email para: cineclubemovimenta@gmail.com com o nome da oficina no campo “assunto”.
Mostra Musical
Em homenagem ao Dia do Trabalhador, a 4ª Mostra FELCO BH 2009 também apresenta ao público o espetáculo musical “O Cardápio do Terceiro (I)Mundo, com o grupo de arte-educadores “SolnaMulêra”. O espetáculo convida todos a dar um passeio pelo caos gastronômico do século XXI, e tem como eixo principal a canção Mineirão S/A, cujo tema aborda a paisagem cotidiana dos pescadores da Pampulha no contraditório ambiente cosmopolita de Belo Horizonte.
Data: 1º de maio de 2009
Horário: 21h
Local: Embaixo do Viaduto Santa Tereza
Coletividade
Na primeira edição do FELCO, em Buenos Aires, participaram diretores e grupos de cinema da Bolívia, Equador e Argentina, país em que continua sendo realizado. No ano de 2005, foi realizada a Mostra Central na Bolívia, incluindo um encontro internacional. Já no final de 2008, o FELCO chegou ao Chile. No Brasil, foi realizada a mostra central internacional na capital paulista, em 2006 e em BH, o FELCO completa a quarta edição consecutiva.
4ª Mostra FELCO BH 2009 - Cine Humberto Mauro
Data: 8 a 12 de abril
Horários: 17h, 19h e 21h (domingo: 16h, 18h e 20h)
Endereço: Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
Av Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte - MG. Cep 30130-004
Debates: quinta (9/04) às 21h e sexta (10/04) logo após a sessão de 19h.
Realização:
Rede FELCO Minas
http://redefelcominas.ning.com
Coletivo Movimenta.art
http://cineclubemovimenta.blogspot.com/
Contatos:
Aline Souza
(31) 8617-7972
souzaline@gmail.com
Neimar Alves
(31) 3475-3726
neimarab@gmail.com
Cineclube Movimenta.art
cineclubemovimenta@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário